Coleta Seletiva Digital - Uma proposta de reciclagem inteligente
+55 62 9652-0720
contato@coletaseletivadigital.com.br

O projeto

Home » O projeto

O presente projeto propõe tratar da viabilidade e possibilidade de se implantar um sistema de Coleta Seletiva Digital em ruas do centro comercial de Anápolis-Goiás com vistas à inclusão sócio ambiental e digital de coletores de lixo da região. O objetivo do projeto é desenvolver uma cultura de coleta seletiva digital, com foco no aumento das capacidades e oportunidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Para tanto, propõe verificar a viabilidade econômico-ambiental da inserção dos coletores de lixo em tal processo de desenvolvimento e a possibilidade da prática social de coleta seletiva digital do centro comercial da cidade de Anápolis-Goiás para, a seguir, sugerir, na região, o uso da internet, através da inclusão produtiva de coletores de lixo por meio da criação de site como viabilizador do processo de separação do lixo e de sua coleta.


A necessidade de preservação ambiental, fundamentada no princípio da prevenção, muito antes ao da reparabilidade do meio ambiente requer, para tanto, iniciativas de políticas sociais, efetivas e eficazes, numa proposta de cidadania ativa e participativa, que possibilitem a prática preventiva e educativa do dano à natureza – no caso em estudo, através da coleta seletiva digital. Sobretudo, em sendo a região de Anápolis-Goiás um polo industrial, a produção crescente de lixo é inevitável, o que requer o repensar de medidas preventivas e protetivas do meio ambiente.


Com foco nessa perspectiva, levanta-se a seguinte problematização: É possível a coleta seletiva digital nesta região, e esta é aplicável, economicamente e ambientalmente, no centro comercial da cidade de Anápolis? Logo, propõe-se, com a pesquisa, desenvolver uma consciência ambiental possibilitada através de uma cidadania participativa e inclusiva que coadune com a era digital. Para lograr êxito, o trabalho se pautará na pesquisa bibliográfica de autores renomados sobre o tema, e ainda, na pesquisa de campo, com aplicação de questionários à população, e ainda, com a criação de site, cujos dados obtidos, quanto aos resultados, serão analisados qualitativamente.